Beatriz G. Garcia, nº 02

04. Doação de roupas e/ou dinheiro pelos entrevistados:

Tabela:




Gráfico:



Conclusão:


Nesse gráfico nós podemos analisar que somando os entrevistados que doam roupas ou dinheiro sempre que podem e os que doam frequentemente totalizam 94% da amostra. Esse dado nos remete ao grande incentivo que pais ou responsáveis e a própria escola sempre deram para as crianças e adolescentes.Como por exemplo a campanha do agasalho, a qual o CTI ( Colégio Técnico Indusrial) também incentivou.



08. Crença de que ajudar faz parte da essência humana:

Tabela:




Gráfico:



Conclusão:

O gráfico mostra que 69% dos entrevistados acredita que o sentimento altruísta é algo que já faz parte do ser humano, desde o nascimento, ou seja,  são atitudes que pertencem a essência humana. Por outro lado, 31% acredita que essas atitudes altruístas são aprendidas ao longo da vida. 

Esse fato nos remete a dois pensadores muito importantes da história. O primeiro é Jean-Jacques Rousseau, o qual diz que o homem nasce bom, porém a sociedade o corrompe. Já o outro é Thomas Hobbes que fala que o homem nasce mal, no entanto as leis e regras impostas pelo meio no qual vive o tornará mais correto. São vertentes diferentes, mas que nos indicam que a tentativa de descobrir a origem desse fato não é atual.  



15. Propensão à doação dos pertences

Tabela:



Gráfico:




Conclusão:

    Segundo o gráfico somando as pessoas que doam seus pertences somente se não fizer falta (50%) ou dependendo da proximidade (23%) totaliza em 73%. Esse dado nos remete ao grande individualismo que está muito presente no nosso mundo atual, o que não é algo positivo.